Descrição enviada pela equipe de projeto. O Plano Parcial do Setor R-8 está localizado numa zona de expansão da cidade de Astorga (León, Espanha). O projeto abarca uma superfície de 3,50 Ha.
O projeto foi concebido desde uma uma escala global, em relação com a cidade, até ao detalhe, onde se estudaram as distribuições interiores de cada tipologia residencial.
O sector é implantado como uma continuidade da malha urbana, respeitando o traçado viário e os diferentes usos são distribuídos homogeneamente: a zona destinada ao equipamento esportivo, adjacente ao atual polidesportivo e às piscinas; ao equipamento comercial, no centro da proposta, próximo a todas as vivendas. Em relação à tipologia residencial, apresentam-se dois modelos: vivendas em bloco mais próxima ao centro urbano e vivenda em banda, em contato com as zonas verdes, e de menos densidade da cidade.
A morfologia das vivendas em bloco responde a duas premissas: a orientação e a procura de vistas. Deste modo, recorreu-se a uma forma trapezoidal que de definir um dos espaços intersticiais que são a imagem invertida da própria planta das vivenda, e que se destina a zonas verdes e de jogos infantis. Esta parte do projecto contém 90 vivendas organizadas em cinco blocos de três pavimentos.
As vivendas em banda respondem a critérios semelhantes de orientação e de procura da paisagem. A implantação seguiu um eixo longitudinal Norte-Sul permitindo uma orientação Este-Oeste das vivendas, voltadas para as zonas verdes e para as zonas esportivas. Atribui-se uma identidade a cada uma das 15 vivendas mediante a composição volumétrica de cubos independentes